Conceito de parágrafo

Define-se como “uma unidade do discurso que tem em vista alcançar um objetivo”.

“O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”.

Pode haver diferentes tipos de estruturação do parágrafo, tudo dependendo, é claro, da natureza do assunto e sua complexidade [...] tanto quanto da espécie de leitor a que se destine o texto.

Essa unidade do discurso que é o parágrafo apresenta inicialmente uma frase genérica, básica, denominada frase nuclear ou tópico frasal.

À idéia básica são associadas, pelo sentido, outras secundárias. Se outras idéias básicas estiverem em um mesmo parágrafo, diz-se que se trata de um parágrafo irregular, uma vez que se deve abrir novo parágrafo sempre que novas idéias surgirem.

São exigências fundamentais de um parágrafo a unidade e a coerência.

Estrutura do parágrafo
O princípio orientador da formação de um parágrafo é o mesmo da elaboração de um texto com vários parágrafos: há sempre necessidade de uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Um procedimento indicado como técnica para melhorar o desempenho da redação é estabelecer um objetivo para alcançar em todos os parágrafos.

Se a idéia central do parágrafo é difícil de ser identificada, é inespecífica, melhor é refazê-lo até assegurar a objetividade e clareza esperadas.

O parágrafo não deve reduzir-se a seu aspecto visual-estético, nem terá a extensão medida em centímetros, mas em conteúdo. Ao introduzir um fato ou argumento novo, muda-se o parágrafo; daí que toda idéia nova deve ser desenvolvida em parágrafos separados.

Problema do Jornalismo: é comum, para o preenchimento de espaço ou por motivo de espaço reduzido para o texto, a alteração de parágrafos à última hora. (Às vezes, editor opta por dividir um parágrafo em dois ou mais. Se o espaço é reduzido, opta por juntar parágrafos ou fazer cortes).

Tópico frasal É semelhante ao lead de um texto jornalístico: orienta o desenvolvimento do parágrafo e possibilita ao redator manter-se coerente com as idéias expostas.

Essa frase inicial policia o desenvolvimento das idéias para que o parágrafo não fuja do objetivo determinado.

O tópico frasal introduz o assunto, ainda que de forma geral. Portanto, é uma frase sintética que traça a direção que o desenvolvimento deve seguir.

Exemplo:
(opinião) O jornalismo moderno caracteriza-se pela irresponsabilidade na transmissão das informações.

(argumentação) Se o jornalismo moderno não observa com rigor os fatos, se não checa suas informações nem se vale de fontes confiáveis, corre o risco de difundir informações prejudiciais a uma pessoa, ou a um grupo, ou a toda a sociedade; esse tipo de comportamento poderá ser visto como irresponsável e antiético.

***
Se o texto for constituído de diversos parágrafos, ao redator caberá cuidar para que não haja distribuição de fragmentos de uma mesma idéia em vários parágrafos, ou reunião de idéias diversas em um só deles.

PARÁGRAFO PARA ATIVIDADE EM SALA
Ao pregar o Parlamentarismo como uma forma mais ágil para se governar, o Presidente do PTB, defende a permanência do Presidente Lula no cargo praticando as relações internacionais sem se envolver com partidos, essa tarefa ficaria por conta dos parlamentares, porém se declara como não apoiador do governo inclusive ameaçando os demais parlamentares de seu partido participantes da base de apoio, que se ocuparem cargos e errarem não mais botem a culpa no partido, “Se fizer trapalhada, vou meter o pé no balde” diz Jefferson ainda profetizando que o Brasil será parlamentarista a partir de 2010.

About these ads

3 pensamentos sobre “Conceito de parágrafo

  1. Pingback: Técnica de Reportagem: resumo dia 15/5 « Professor Ronaldo Nezo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s